Árvores de Salvador * Jardim Botânico

* * JARDIM BOTÂNICO DE SALVADOR * *

mata atla.2           Criado há 13 anos, o Jardim Botânico, situado no bairro de São Marcos, ainda é um espaço pouco conhecido pela população soteropolitana. Com uma área de aproximadamente 18 hectares, o Jardim Botânico de Salvador já abriga cerca de 60 mil espécies provenientes de diversas regiões, como Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga, inclusive espécies raras.

Jequetib‡ C: Delfim Martins / Pulsar Lic/99 fasc 28 Terra Brasileira             É administrado pela Secretaria da Cidade Sustentável da Prefeitura, e é referência para a realização de pesquisas acadêmicas e atividades voltadas para a Educação Ambiental. Algumas requalificações tem beneficiado o local, como também, o Herbário Radambrasil, mantido por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Salvador e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As plantas precisam ser mantidas em condições bastante especiais, para garantia de sua preservação.

mata atla.1          O Jardim Botânico é aberto ao público das 8h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com visitas monitoradas, o que garante a preservação das espécies nativas do local.
Além do contato com o bioma, os visitantes também têm a oportunidade de assistir a filmes curtos e palestras a respeito da diversidade das espécies. Essas apresentações ocorrem no auditório e contam também com exemplos visuais de algumas mudas, sementes e frutos.
O conceito do Jardim Botânico de Salvador, é de pesquisa e conservação, diferente do Parque da Cidade por exemplo, que é mais voltado ao lazer e esporte. O Jardim Botânico não tem o perfil de um Parque Urbano e sim de preservação ambiental