Árvores de Salvador * Parque da Cidade

pc3

* * PARQUE DA CIDADE – JOVENTINO SILVA * *

        Antigamente, o território do parque pertencia a Manoel Dias da Silva, que deixou a herança para Joventino Pereira da Silva, e fazia parte da antiga Fazenda Pituba. Na década de 1970, Joventino Silva doou à Prefeitura a área do Parque, com cerca de 1,4 milhões de m², por causa da urbanização que acontecia no bairro da Pituba. Então em outubro de 1973, foi criado através do Decreto Municipal nº 4522, o Parque da Cidade Joventino Silva.

PC

       Inaugurado somente em 1975, pelo então Prefeito Clériston Andrade, o Parque da Cidade conta com cerca de 720 mil m² de área verde. É um local de preservação de Mata Atlântica, vegetação original da costa brasileira, e também o único local da cidade em que há transição da mata atlântica para as dunas. E por isso, são encontradas diversas espécies ornamentais e frutíferas como: ipês-roxos, paus Paraíba, oitis, sucupiras, coqueiros, dendezeiros, jaqueiras, mangueiras, sapotizeiros, bromélias e orquídeas!

pc2

       Ainda podem ser vistos vários animais da nossa fauna: sagüis, sariguês, aves, répteis (destaque para os lagartos) e anfíbios. Além da riqueza de sua flora, possui também uma grande e belíssima área de preservação ambiental!