Árvores de Salvador ** Parque Metropolitano de Pituaçu

pitu4        O Parque Metropolitano de Pituaçu ou simplesmente Parque de Pituaçu está localizado no bairro de mesmo nome em Salvador. Próximo à Orla e atualmente ocupa 425 hectares, a maior reserva ecológica da cidade de Salvador. Nos fins de semana, recebe entre quatro e cinco mil visitantes. 

pitu3          O Parque é um dos principais pontos da cidade com remanescentes de Mata Atlântica e fonte de lazer e turismo para a cidade com sua fauna e flora diversificadas, além da beleza da Lagoa de Pituaçu. 

pitu5                Para os passeios na lagoa, foi instalado um pier com pedalinhos, o que dá um colorido diferente ao cenário. Uma ciclovia de 18km garante exercícios saudáveis. Para completar a infra-estrutura, existe um esquema especial de segurança, formado pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental.

pitu           Em 2006, foram plantados no entorno da lagoa, exemplares de pau-brasil, aroeira, pau-pombo, jenipapeiro, cajá, mangaba, cedro e ipês roxo e amarelo, visando repor a área da mata perdida. 

pitu2            O Espaço Mário Cravo, também conhecido como Parque das Esculturas, ocupa uma área de 53 mil metros quadrados dentro do parque. Lá encontram-se esculturas do artista plástico baiano Mário Cravo Júnior, dispostas em exposição permanente e ao ar livre, além de um centro de cultura e arte.

Horário: Diariamente das 08h às 18h.