Árvores de Salvador * Parque São Bartolomeu

parque-sao-bartolomeu

O Parque São Bartolomeu é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica, em área urbana, do País. Foi criado em 28 de abril de 1978 e tem grande importância ambiental, histórica e religiosa.

O Parque São Bartolomeu, em Salvador, envolve uma área de preservação ambiental da Bacia do Rio do Cobre (São Bartolomeu), incluindo uma represa e cascatas. Situa-se entre a Enseada dos Cabritos e o bairro de Pirajá. O Rio do Cobre deságua na Baía de Todos os Santos, na Enseada dos Cabritos.

piraja

O Parque abriga centenas de espécies vegetais e animais, além de ter grande importância para a regulação climática da Cidade. A vegetação inclui floresta ombrófila densa, pântanos e manguezais.

Em 1995, a Unesco reconheceu o Parque de São Bartolomeu como uma importante reserva de biosfera da Mata Atlântica.

cachoeira

Em 1982, o escritor Jorge Amado fez um apelo ao prefeito Renan Baleeiro, por telegrama, para que se cuidasse da preservação do Parque, de seus mananciais, sua riqueza florestal e sobretudo dos locais destinados ao culto afro-brasileiro. A maior razão para o telegrama é que o prefeito pretendia construir habitações em uma parte do Parque.

Em 1986, foi fundada a Associação dos Amigos do Parque São Bartolomeu, uma ONG, que desenvolve atividades científicas, culturais e sociais no Parque e em comunidades vizinhas.

albparqueSBARTOLOMEU

Em 2014, o Parque ganhou um espaço de lazer, com novas instalações para eventos culturais e esportivos. O governo relocou várias famílias que moravam em habitações no Parque.

parque

ENTRADA GRATUITA

 

Imagens: http://www.acasadopeu.com.br e Site de Turismo do Governo da Bahia.