O Uso da Água no Paisagismo – Parte 1

rega

Para o sucesso da implantação de um jardim é essencial que tenhamos água suficiente para sua existência. Plantas possuem diferentes características e necessidades: umas pedem regas diárias, outras não. Umas só vivem em áreas ensolaradas e outras preferem a meia sombra ou ate mesmo uma sombra iluminada. A quantidade de água que cada planta demanda é diferente e varia também de acordo com o clima, o tipo de solo e a fase de crescimento.  Para o sucesso de um jardim, há de se ter manutenção e, a escolha de espécies adequadas, também é condição essencial para seu pleno desenvolvimento.

solo

Em tempos de escassez, a maior precaução que devemos tomar num jardim é evitar o desperdício de agua. Sempre buscar alternativas para a manutenção, não somente da beleza das plantas, mas também para soluções sustentáveis que contribuam para a economia e reaproveitamento desse recurso natural.

O aproveitamento de águas pluviais com instalação de calhas no telhado das casas que se ligam à reservatórios que devem ter filtros necessários para eliminação da sujeira e, em alguns casos, uma bomba também é indicada para levar a água reaproveitada para torneiras externas e sistemas de irrigação do jardim.

calha

Instalação de sistemas de irrigação automatizada reduz o consumo de água, pois utiliza a quantidade necessária para o desenvolvimento, prevendo os volumes adequados conforme os diversos tipos de plantas que compõem o jardim. Possuem equipamentos que funcionam em horários programados e sensores para suspender a irrigação em dias de chuva e evitar o encharcamento do solo. Muitos utilizam agua de poços artesianos (que devem passar por uma avaliação antes do uso) reduzindo os custos do consumo de agua (um gramado pede, em média, 6 litros de agua por m²).

irrigacao

Antes de implantar um jardim, procure um especialista para que essas providências sejam tomadas de forma adequada e eficaz. Não contrate pessoas sem a qualificação técnica necessária para projetar um jardim.

Seja sustentável nas suas escolhas e decisões. O futuro da humanidade pede que sejamos responsáveis e saibamos utilizar os recursos naturais da melhor forma possível, sem degradar, preservando o que ainda temos disponível.

Texto escrito pela Paisagista Isabela Conrado, responsável técnica no escritório Conrado Paisagismo e Design. Originalmente publicado em: http://espacoculturalnm.wix.com/espacoambientalba#!inicio/mainPage 

Deixe uma resposta