Qual o Papel do Paisagista?

desenho_paisagistico

O Paisagista, mais do que criar jardins esteticamente agradáveis, é o profissional responsável por determinar a quantidade e qualidade da massa verde dos centros urbanos, o que altera a umidade do ar, a temperatura, o alimento e abrigo disponíveis da avifauna local. O Paisagista interfere diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental de um modo geral.

Em um dia você ganha uma planta. No outro, você se apaixona por uma muda em uma revista. Ou ainda, resolve cultivar aquele pinheirinho que usou como árvore de Natal. Claro, vai espremendo tudo no jardim até descobrir que, embora cada uma seja muito bonita isoladamente, juntas elas não funcionam. Fica tudo estranho. Feio até. A razão é simples: um jardim só ganha beleza se houver Paisagismo.

IMG_1143

O termo Paisagismo pressupõe a preocupação em criar um ambiente e, como o próprio nome diz, uma paisagem que agrada à vista. Toda planta precisa desempenhar uma função e fazer parte de um conjunto que dê um colorido especial a determinados lugares. Porém, Paisagismo não é apenas plantas. Piscinas, quiosques, pergolados, laguinhos, fontes, caminhos e tantos outros elementos também fazem parte da paisagem.” (Roberto Araújo – Manual Natureza de Paisagismo 2ª edição)

varanda estante

O Paisagism é uma atividade que envolve arte, técnica, bom senso, bom gosto e criatividade. Consiste na criação de espaços funcionais, agradáveis e bonitos, utilizando plantas e outros elementos decorativos.

Vamos fazer um belo Projeto de Paisagismo para sua casa?

Deixe uma resposta