Como Cuidar de um Terrário?

TStok P3

Um terrário funciona como uma pequena estufa, um microssistema perfeito dentro de um pote de vidro fechado com tampa. A planta sobrevive em tais condições por ser autotrófica e só precisar da luz, CO² e água para realizar a fotossíntese, fonte de energia e oxigênio para ela mesma.

A água vem de uma primeira rega feita na montagem do terrário. Ela é absorvida pela planta e depois essa transpira (por isso o vidro fica “suadinho”) voltando pro substrato e começando tudo novamente… E só necessitará ser regado novamente caso o vidro não esteja mais “suando” em nenhum momento do dia.

Detalhe_Suor

Como regar? Bem, você não vai necessariamente regar. Adquira um borrifador e use-o com o bico mais fechado de forma que vire um jato, direcionando em pontos diferentes do vaso. Ou use uma seringa e direcione a água para a base das plantas umedecendo o substrato delas(solo).

Borrifador

A quantidade dependerá do tamanho do pote. Lembre, ela não precisa de muita água! Evite molhar as folhas de forma que a água fique acumulada entre elas (favorece o apodrecimento), mas não se preocupe se for inevitável!

Mostruario 1

As plantas também dão sinais! observe-as! uma folhinha ou outra morrer seca ou muito úmida é normal. Mas perder muitas e chegar a perder uma parte da planta algo está errado.

No mais, é curtir seu pedacinho da Natureza! É ter a vida se renovando a cada dia perto de você!